...
top of page

Desde a inauguração, em maio de 2015, a IDEA Casa de Cultura carrega como compromisso institucional a democratização das expressões artísticas e culturais em seu sentido mais amplo.

Instalada em um casarão de 1910, tombado como patrimônio cultural de Belo Horizonte, a IDEA Casa de Cultura conta com localização privilegiada e estratégica, próxima ao Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Espaço único para troca de conhecimentos.

Nossa história

Acreditamos na cultura

e no saber compartilhado

por todos.

Todo conhecimento transforma

Cada local foi pensado e dedicado à democratização e disseminação da cultura, contribuindo à criação de uma atmosfera inspiradora que estimule o debate e a construção do conhecimento nas suas mais diversas manifestações. Uma estrutura completa para acolher eventos de diferentes naturezas sempre aberta a novas ideias.

São 500 horas de videoaulas sobre arte, literatura, mitologia, história e outros saberes.

Cursos online

Nosso canal do Youtube oferece mais de 50 horas de conteúdo gratuito.

Aulas gratuitas

2

Veja os livros da editora IDEA e nossos produtos.

Loja

IDEA

3

Oferecemos ainda

Sala
Nélida Piñon

Capacidade: 67 pessoas

Iluminação de palco

Projetor e microfones

Acústica perfeita

Infraestrutura para gravações

Piano Yamaha de cauda

Ar condicionado

Ambiente acolhedor

Salão

multiuso

Espaço amplo e arejado para lançamento de livros, confraternizações, aulas de pintura desenho e outras artes manuais, com capacidade para 100 pessoas

Editora

IDEA

A Editora IDEA publicou importantes títulos, como o livro "Escrevivências" da premiada escritora Conceição Evaristo e Minas Gerais: 300 anos.

Livraria

Destacar-se da multidão requer coragem e individualidade. Use a leitura não como fim em si, mas como para conhecer verdades maiores.

Sala de aula

Para cursos livres,

clube de leitura,

 workshops  num ambiente acadêmico e intimista, com capacidade para 14 pessoas

Aulas online em grupo

Acreditamos na cultura e no saber compartilhado por todos. Nossas aulas online em grupo convidam para um espaço afetivo e participativo.

MISSÃO A IDEA Casa de Cultura tem como compromisso institucional a democratização das expressões artísticas e culturais em seu sentido mais amplo. Há nos pilares desta Casa a vocação do pensamento coletivo contemporâneo por meio da arte, que deve ser livre, representativa, diversa e acessível na busca pelo conhecimento proporcionado pelo diálogo entre nossas diversidades. Nossa missão é voltada para a construção de um espaço de convivência entre as diversas vozes culturais que compõem uma cidade contemporânea, incorporando e dando luz às questões inerentes ao conhecimento real, disponibilizado de forma democrática e ampla.

Conheça nossa missão,visão, valores e propósitos

PROPÓSITO 1. Privilegiar o desenvolvimento daqueles que procuram no conhecimento, ferramentas transformadoras da realidade; 2. Proporcionar experiências únicas ao seu público e acolher solicitações na busca de novas possibilidades; 3. Fomentar o hábito da leitura ao revelar nomes nacionais e internacionais do cenário literário; 4. Olhar para os caminhos antigos com perspectivas de novos caminhos.

VISÃO A IDEA nasceu com o desejo de transformar em realidade o sonho de um momento, de um olhar para além do horizonte, na procura incessante de um futuro melhor, que começou frágil, inseguro e pequeno, mas forte no ideal de crescer, seguindo correntes que nos levem a lugares para além do que somos. Disse Cervantes: “quando um só está sonhando é só um sonho. Quando muitos sonham juntos é o princípio de uma nova realidade”. Sonhar é transferir crenças para o futuro, nutrindo o cotidiano com audácia e coragem. O que seria de nós sem esperança? O que seria de nós se não construíssemos nossas próprias utopias? Graças à utopia, que aquece nossas vidas, nos sentimos capazes de melhorar o mundo, de enriquecer a vida dos que nos cercam, de criarmos, realizarmos, aperfeiçoarmos o imperfeito, afugentarmos os males, tornarmo-nos menos intransigentes, sermos mais piedosos, sermos livres e magnânimos, aprendermos a repartir, enfim, capazes de tudo, mesmo que numa ínfima parcela de contribuição, como desejamos fazer por meio desta Casa. A IDEA é um exercício da vontade, do hábito de apostar no sim. Não conhecemos hesitações nem nos perdemos em teorias. O que compreendemos desde o início é que sobreviver significa dar muito de si, transformar obstáculos em pretextos para o crescimento, desvantagens em ferramentas de realizações. Será necessária a explicação da aventura humana? Da utopia e dos sonhos?

VALORES 1. Excelência: convém lembrar que entre nós se abrigam professores cujo patrimônio intelectual traz à tona os variados saberes; 2. Acessibilidade: à medida que nossos professores deixam sua luz brilhar, permitirão que seus alunos façam o mesmo; 3. Pluralidade: que a cultura ecoe a benfazeja divergência de todos os pos-tulados estéticos e ideológicos; 4. Inovação: não queremos ser apenas uma rodinha na engrenagem do sa-ber, e sim, construirmos uma ponte para abrirmos novos caminhos; 5. Reflexão crítica: nascemos há oito anos sob a égide do sonho e da uto-pia, da inabalável convicção de que Belo Horizonte merecia uma insti-tuição consagrada à literatura, às artes e ao talento criativo do mineiro; 6. Eficiência: desejamos a realização progressiva dos nossos objetivos para que possamos alcançar nossas metas; 7. Impessoalidade: em consonância com o papel aglutinador de consciên-cia intelectual, desejamos reforçar os vínculos com outras instituições, abolindo a rigidez hierárquica e as avaliações apressadas; 8. Razoabilidade: que nesta casa encontrem acolhida os estratos sociais até então alheios aos produtos que oferecemos, excluindo os antagonismos culturais para que possamos reduzir as distâncias e renovar o retrato do Brasil; 9. Transparência: Agindo com probidade e espírito público conduziremos os destinos desta instituição das corrosões do tempo.

8 anos de

Inovação, Desenvolvimento, Educação e Artes

bottom of page