
Tarsila do Amaral: a cubista antropófaga com o Prof. Luiz Flavio
quarta-feira, 7 de maio de 2025
22:30
História da Arte
Talentosa, original, ousada, corajosa, provinciana e cosmopolita ao mesmo tempo – mas, sobretudo brasileira –, Tarsila do Amaral reina na aurora do nosso Modernismo. Hoje, consagrada no exterior, ostenta o título de artista brasileira mais valorizada de todos os tempos.
Nesta conferência fartamente ilustrada, o professor Luiz Flavio ilumina a fase vibrante dos anos 1920, quando Tarsila dialogou intensamente com Oswald de Andrade e com os manifestos “Pau-Brasil” (1924) e “Antropófago” (1928). Entre pincéis e palavras, nasce ali um dos encontros mais fecundos da história cultural do país – um casamento inquieto entre Arte e Literatura que ainda pulsa nas cores do Abaporu e no ritmo tropical de nossa imaginação.
📍 Centro Cultural IDEA – Rua Bernardo Guimarães, 1200, Funcionários (pertinho da Praça da Liberdade)
🎟 Entrada gratuita — reserve em ideacultura.com.br ou retire na bilheteria (lugares limitados)

Luiz Flavio
Luiz Flavio é professor de Filosofia, História da Arte e Mitologia Grega, com longa experiência no ensino superior, tendo lecionado em instituições como PUC-Minas e UEMG.
Além dos cursos e palestras, Luiz Flavio realiza viagens de estudos para diversos países, incluindo três expedições à Grécia, onde guia grupos em visitas mediadas por sítios arqueológicos e museus.
Com uma abordagem envolvente e interdisciplinar, ele destaca os múltiplos atravessamentos entre mitologia e outras áreas do conhecimento, proporcionando uma visão ampliada da influência dos mitos no pensamento e na cultura ocidente.