Apreciação Musical – Música clássica com Alexandre Braga
Curso

Apreciação Musical – Música clássica com Alexandre Braga

1º semestre 2026 (6 encontros)

DATA

09 FEV

HORÁRIO

19:30

LOCAL

Centro Cultural IDEA

O programa Apreciação Musical – Música Clássica é um curso regular do Centro Cultural IDEA, com encontros de escuta guiada, contextualização histórica e conversa aberta sobre obras e compositores da música de concerto.

No 1º semestre de 2026, o público participa de 6 encontros presenciais, com duração média de 2 horas, realizados de 1 a 2 vezes por mês. Cada encontro combina audição comentada, referências históricas e reflexões acessíveis tanto para iniciantes quanto para ouvintes mais experientes.

O curso é conduzido por Alexandre Braga, flautista e educador musical com mais de 20 anos de atuação. Professor de História da Música na Academia Filarmônica, Alexandre promove encontros de apreciação musical, palestras e vivências sobre música. É autor dos livros "Por dentro da música clássica", "Oferenda Musical" e "A música nossa de cada dia", e atua como professor no Centro Cultural IDEA desde 2023, onde já realizou mais de 50 encontros de apreciação musical.

Programação — 1º semestre de 2026 (6 encontros)

[1] 09/02/2026 (19:30) — Novas descobertas
Para o primeiro encontro do ano, Alexandre apresenta um repertório não tão conhecido da música de concerto, porém obras que podem nos surpreender por sua própria beleza, pela história da composição ou demais curiosidades.

[2] 23/03/2026 (19:30) — Uma visão sobre a "Paixão segundo São João", de J. S. Bach
No clima de reflexão que a data sugere, veremos uma introdução sobre uma das maiores obras da música ocidental, além da audição de trechos.

[3] 06/04/2026 (19:30) — Edvard Grieg
Biografia do maior compositor norueguês da música clássica. No encontro, escutaremos obras como trechos da Suíte "Peer Gynt", peças líricas para piano, a sonata para violino e piano, entre outras.

[4] 11/05/2026 (19:30) — George Gershwin
Encontro sobre este compositor que conseguiu, com maestria, unir linguagens e atingir grande popularidade, seja com a emocionante "Rhapsody in Blue", como pelas vibrantes canções.

[5] 08/06/2026 (19:30) — Em torno de Chopin
As influências e o legado de um dos maiores compositores da música clássica: Frédéric Chopin. Além de escutarmos compositores que Chopin admirava, escutaremos obras de alguns de seus "pupilos".

[6] 22/06/2026 (19:30) — Escutando velhos sons?

Local: Centro Cultural IDEA – Rua Bernardo Guimarães, 1200, Funcionários – Belo Horizonte (próximo à Praça da Liberdade)

Sobre Alexandre Braga

Alexandre Braga

Flautista e educador musical com mais de 20 anos de atuação. Professor de História da Música na Academia Filarmônica, Alexandre promove encontros de apreciação musical, palestras e vivências sobre música. É autor dos livros 'Por dentro da música clássica', 'Oferenda Musical' e 'A música nossa de cada dia'. Atua como professor no Centro Cultural IDEA desde 2023, onde já realizou mais de 50 encontros de apreciação musical.

Ingressos

ValorA partir de R$ 50,00

Pacotes, aula avulsa, ingresso social e doação estão no Lets.

Vendas processadas via Sympla.
Dúvidas? Fale conosco no WhatsApp.

Fale Conosco