Alexandre Garcia

Nasci em Varginha, no Sul de Minas Gerais, onde, ainda criança entrei para o Conservatório Estadual de Música. Ali, estudei com a professora Leonilda Silva - antes de me transferir para Belo Horizonte. Me formei em flauta pela UFMG com o professor Arthur Andrés. Desempenho, desde o ano 2000, a carreira de músico de orquestra, sendo membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde sua fundação, em 2008. Anteriormente, fui flautista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Ouro Preto. Gravei os CDs "Recital" e "Sarau", com a pianista Elvira Gomes, onde tivemos a oportunidade de tocar em várias cidades e teatros. como a Sala São Paulo e o Teatro Independencia, de Mendoza-Argentina. O CD "Recital" contou com a especial participação da violinista Martha Pacífico. Também gravei a obra para flauta de Pattapio Silva, para a gravadora e editora Choro Music. Participo de duos de música

de câmara com o violonista Celso Faria e o cravista Antonio Magalhães. Sou professor de História da Música na Academia da Filarmônica de Minas Gerais e escrevo frequentemente colunas relacionadas à música clássica, no Blog do Madeira.

Próximos eventos

  • Recital (Ingresso Presencial)
    sex., 03 de dez.
    IDEA Casa de Cultura
    03 de dez. de 2021 20:00 – 22:00
    IDEA Casa de Cultura, R. Bernardo Guimarães, 1200 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30140-080, Brasil
    Compartilhar
  • Recital (Ingresso Online)
    sex., 03 de dez.
    Por dentro da música clássica
    03 de dez. de 2021 20:00 – 22:00
    Por dentro da música clássica
    Compartilhar

Se inscreva

A Beleza Moderna
Ao Vivo com Luiz Flavio

4 encontros

Ao Vivo Online

Valor

O curso será gravado, caso você não possa ver ao vivo receberá o link da gravação da aula.

Quartas 19h:30 às 21h

05 a 26 de maio

R$280,00

Klimt, Matisse, Modigliani e Picasso

Quartas

19h30 às 21h

05 a 26 de maio

Recital online ou presencial com Alexandre Braga e Celso Faria

Sexta, 3 de dezembro às 20h

Ao som do Duo Braga-Faria, esse evento contempla dois lançamentos: o livro "Por dentro da música clássica ", do flautista Alexandre Braga e a estreia,  em Belo Horizonte,  da obra "Sonata Fantástica ", do compositor mineiro Harry Crowl - dedicada ao violonista Celso Faria. 

O recital irá envolver um clima de "conversa com o público ", onde o autor se propõe a explicar alguns conceitos abordados no livro, inclusive com a demonstração musical do Duo. Os números musicais são transcrições que o violonista Celso Faria fez de obras para flauta e piano, originalmente compostas por Pattapio Silva,  Mathieu-Andre Reichert e Joaquim Callado. São obras que exalam a atmosfera de um Brasil do fim do século XIX, onde os saraus e as respectivas músicas de salão encantavam o brasileiro, que sempre se emociona com o genuíno som da flauta e do violão.

Sobre

Por dentro da
música clássica

Celso Faria

Nascido em Passos (MG) em 1979, Celso Faria iniciou começou a estudar de maneira autodidata aos 10 anos. Em 1994, ingressou no Curso de Formação Musical da Escola de Música da UFMG, estudando na classe do professor José Lucena Vaz, onde obteve o título de bacharel em violão na mesma instituição sob a orientação do professor Fernando Araújo. É especialista em Música Brasileira - Práticas Interpretativas - pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais.