top of page

O amor sagrado e o amor profano de Ticiano - Uma obra prima do renascimento italiano

O amor sagrado e o amor profano de Ticiano - Uma obra prima do renascimento italiano

segunda-feira, 1 de julho de 2024

História da Arte

Qual a mais bela, a Beleza Vestida ou a Beleza Desnuda, a Vênus Pudica ou a Vênus Triunfante? A famosa tela “O Amor Sagrado e o Amor Profano”, pintada em 1514 pelo artista veneziano Tiziano Vecellio, revela questões curiosas no humanismo renascentista.
Nesta sua impressionante obra prima veremos como, em um simples retrato alegórico de uma noiva nobre, a poética da “Felicità Eterna” e da “Felicità Breve” pode nos levar a decifrar uma pintura antiga como um grande poema sobre o amor.

22:30

O amor sagrado e o amor profano de Ticiano -  Uma obra prima do renascimento italiano

Marco Elizio

"Marco Elizio de Paiva é historiador pela PUC-Minas e mestre em história da arte moderna pela University of Texas at Austin. Foi professor adjunto do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG por 32 anos, onde foi também diretor. É coordenador do Curso de Especialização em História da Arte da PUC-Minas e estudioso da arte colonial brasileira, arte pré-colombiana das Américas, arte barroca, arte russa e arte islâmica. Tem trabalhado atualmente como Travel Consultant em roteiros culturais, especialmente os que envolvem a arte pré-colombiana, a arte barroca na Itália, Portugal e Brasil, a arte islâmica, assim como a história e a arte da Rússia.
"

bottom of page