top of page

Evan Megaro, Davidson Inácio e Tininho Silva “Acordes Ancestrais: A fusão Afro-Barroca Mineira”

Evan Megaro, Davidson Inácio e Tininho Silva “Acordes Ancestrais: A fusão Afro-Barroca Mineira”

sábado, 25 de maio de 2024

Música

O que se ouvia no início do século XVIII nos terrenos mineiros além dos cantos dos pássaros, os balbucios dos riachos ou o martelamento da extração de ouro? Se você estivesse nas grandes capitais como Vila Rica, Diamantina ou São João Del Rei, poderia ter escutado uma riqueza de música brasileira tanto nas ruas quanto nas igrejas. Esse recital/palestra vai te colocar nesse mesmo cenário para você ouvir como a música Afro-descendente tradicional da época, (congado, candombe, e jongo) convivia simultaneamente com a música sacra das igrejas compostas por José Lobo de Mesquita, Inácio Parreiras Neves e Manoel Dias de Oliveira.

Evan Megaro: piano e arranjos
Davidson Inácio: percussão e canto
Tininho Silva: percussão e canto

Ilustração
José Andrea: aquarela sobre papel

22:00

Evan Megaro, Davidson Inácio e Tininho Silva “Acordes Ancestrais: A fusão Afro-Barroca Mineira”

Davidson Inácio, Evan Megaro e Tininho Silva

Davidson Inácio cresceu em uma família que valoriza tradições afro-mineiras e a música, imergindo em estilos como congado, marujada, candombe, além de samba e forró. Desenvolvendo sua paixão e habilidade pela música desde a infância, ele começou a tocar profissionalmente na adolescência, tanto em bandas locais quanto com artistas de renome nacional. Inspirado também pela música erudita, Davidson decidiu se especializar em percussão de concerto, realizando estudos formais em escolas de arte, conservatórios e na universidade. Hoje, ele atua em grupos e bandas afro-brasileiras, orquestras e ensina música para diversas faixas etárias em escolas e centros culturais.

Evan Megaro é mestre pela UFRJ e doutor pela UFMG em música brasileira, atua em Belo Horizonte tocando chorinho, jazz e música erudita, inclusive com uma residência mensal no Centro Cultural IDEA.

bottom of page