• IDEA Espaço Cultural

Minhas sugestões de como começar a ler Machado de Assis

Atualizado: 28 de out. de 2021


Dom Casmurro (Capítulo CXXIII) Ilustração por Marina H.C.
Dom Casmurro (Capítulo CXXIII) Ilustração por Marina H.C.

Na minha opinião Dom Casmurro, publicado em 1899 é o maior romance de Machado de Assis e o que teve a maior repercussão junto ao público leitor e a crítica. O mote do livro é o amor de Bentinho por Capitu, sua amiga de infância, com quem se casou. Machado aborda o triângulo amoroso do casal com Escobar, também amigo de infância.

Não deixe de lê-lo, se ainda não o fez.


Outro título instigante de Machado de Assis é Esaú e Jacó, publicado em 1904, a história de dois irmãos gêmeos, Pedro e Paulo. Um viés paródico do motivo bíblico - Caim e Abel, no qual o escritor brasileiro faz com que seus gêmeos sigam comportamentos completamente antagônicos: um conservador e monarquista, o outro republicano, com ideias avançadas. Porém amam a mesma mulher, frequentam os mesmos ambientes e não são diferentes na defesa de seus interesses de classe.


E para finalizar, leiam o último romance de Machado de Assis: Memorial de Aires, publicado em 1908, pouco antes da morte do escritor. Narrativa em forma de diário e tem como pano de fundo os acontecimentos políticos de 1888 e 1889, especialmente a Abolição da escravatura e suas consequências.


20 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo