Quero garantir minha vaga

Lista de lançamento do curso

Ótimo! Você foi cadastrado na lista para o lançamento do curso

Como funciona a estrutura do curso

Você assiste aulas online

Após a compra, você receberá em seu e-mail o link para acessar seu curso. Nossas aulas estão na plataforma da Hotmart e são divididas em capítulos. O curso ficará disponível para ver e rever, durante 3 anos, a partir da sua compra.

01

Você pode comunicar com o professor

Durante suas aulas, na plataforma do Hotmart, você terá acesso ao contato do professor para dialogar e retirar dúvidas .

02

Receba seu certificado

Após a finalização de todas as aulas, além de poder rever, tirar dúvidas e estudar o material complementar proposto pelo professor, você receberá seu certificado de conclusão do curso.

03

CONTEÚDO

FORMAÇÃO DE PORTUGAL

A pré-história portuguesa. Lusitanos, Cônios e Celtas. A ocupação romana. Visigodos, a alta Idade Média portuguesa. A invasão muçulmana e as guerras de reconquista. A formação do reino de Portugal. Arte românica em Portugal.

A ARTE GÓTICA EM PORTUGAL

O românico-gótico, arquitetura de transição. O estilo gótico em Portugal: gótico mendicante e gótico pleno. O Mosteiro da Batalha e o gótico flamejante. As Capelas Imperfeitas. O gótico manuelino, a arte das grandes navegações. Estilos Manuelino e Isabelino: comparação. O Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém. O Convento de Cristo em Tomar e o Claustro dos Felipes.

O MANEIRISMO E O BARROCO EM PORTUGAL

A Arquitetura Chã. A Igreja de São Roque de Lisboa, exemplo de estilo chão. O retábulo maneirista. O Barroco em Portugal: o estilo nacional, o estilo Herreriano, o estilo joanino, auge do barroco português. Tipologia dos retábulos barrocos. As obras de João Antunes. Influências italianas. O Palácio-Convento nacional de Mafra. O barroco ao norte de Portugal: Nicolau Nasoni no Porto e a Igreja de São Pedro dos Clérigos. A Igreja do convento de Santa Clara do Porto, magnificência joanina.

O TRIUNFO DO BARROCO PORTUGUÊS

A Capela de São João Batista de D. João V em Lisboa. Os coches reais. Tipologia da imaginária portuguesa barroca em madeira. A Biblioteca Joanina do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra. O Santuário Senhor Bom Jesus de Braga e a Escadaria dos Cinco Sentidos. O estilo pombalino e o gosto tardo barroco. O Rococó em Portugal e o gosto pelos modelos artísticos franceses.  O Palácio de Queluz. A obra de Frei José de Santo António Ferreira Vilaça, o correlativo ao Aleijadinho em Portugal. A obra de André Soares, arquiteto e escultor rococó. O estilo Neoclássico em Portugal, gosto acadêmico oitocentista. O Palácio da Pena em Sintra e o estilo Romântico.

Portugal, História e Arte

Um curso completo sobre a evolução cronológica da arte em Portugal, desde a pré-história até o século XIX, com ênfase no Gótico Manuelino, a arte da era dos grandes descobrimentos, e o barroco português com seus mais notáveis exemplos. Curso para quem deseja entender o Barroco Português como origem do barroco que se fez no Brasil.

AULA 1: FORMAÇÃO DE PORTUGAL
AULA 2: A ARTE GÓTICA EM PORTUGAL
AULA 3: O MANEIRISMO E BARROCO EM PORTUGAL
AULA 4: O TRIUNFO DO BARROCO PORTUGUÊS

Portugal, História e Arte

Curso com 12 horas de aulas gravadas

Conheça

Prof. Marco Elizio

Marco Elizio de Paiva é historiador pela PUC-Minas e mestre em história da arte moderna pela University of Texas at Austin. Foi professor adjunto do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG por 32 anos, onde foi também diretor. É coordenador do Curso de Especialização em História da Arte da PUC-Minas e estudioso da arte colonial brasileira, arte pré-colombiana das Américas, arte barroca, arte russa e arte islâmica. Tem trabalhado atualmente como Travel Consultant em roteiros culturais, especialmente os que envolvem a arte pré-colombiana, a arte barroca na Itália, Portugal e Brasil, a arte islâmica, assim como a história e a arte da Rússia.

Sobre o IDEA

6 anos de arte e cultura

Cursos online sobre Artes, Filosofia, História, Mitologia, Literatura
e tantos outros. Loja online e editora.

Algumas imagens do curso

Portugal, História e Arte é rico em imagens e selecionamos algumas para você.