Alexandre Garcia

Nasci em Varginha, no Sul de Minas Gerais, onde, ainda criança entrei para o Conservatório Estadual de Música. Ali, estudei com a professora Leonilda Silva - antes de me transferir para Belo Horizonte. Me formei em flauta pela UFMG com o professor Arthur Andrés. Desempenho, desde o ano 2000, a carreira de músico de orquestra, sendo membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde sua fundação, em 2008. Anteriormente, fui flautista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Ouro Preto. Gravei os CDs "Recital" e "Sarau", com a pianista Elvira Gomes, onde tivemos a oportunidade de tocar em várias cidades e teatros. como a Sala São Paulo e o Teatro Independencia, de Mendoza-Argentina. O CD "Recital" contou com a especial participação da violinista Martha Pacífico. Também gravei a obra para flauta de Pattapio Silva, para a gravadora e editora Choro Music. Participo de duos de música de câmara com o violonista Celso Faria e o cravista Antonio Magalhães. Sou professor de História da Música na Academia da Filarmônica de Minas Gerais e escrevo frequentemente colunas relacionadas à música clássica, no Blog do Madeira.

Próximos eventos

  • Recital comentado "O tempo de Bach"
    qua., 18 de mai.
    Online via Youtube ou Presencial
    18 de mai. 20:00 – 22:00 BRT
    Online via Youtube ou Presencial
    🏷 Valor: R$ 25,00 🗓 Dia: 18/05 às 20H 👁 Evento presencial ou online 🎟 Vagas limitadas 65 lugares
    Compartilhar

Se inscreva

A Beleza Moderna
Ao Vivo com Luiz Flavio

4 encontros

Ao Vivo Online

Valor

O curso será gravado, caso você não possa ver ao vivo receberá o link da gravação da aula.

Quartas 19h:30 às 21h

05 a 26 de maio

R$280,00

Klimt, Matisse, Modigliani e Picasso

Quartas

19h30 às 21h

05 a 26 de maio

Recital comentado online ou presencial com Alexandre Braga e Antonio Carlos de Magalhães

Quarta, 18 de maio às 20h

Flautas: Alexandre Braga

Cravo: Antonio Carlos de Magalhães

Violino: Martha Pacífico (participação especial)

O tempo de Bach
Um dos maiores gênios da arte ocidental, Johann Sebastian Bach, nasceu em Eisenach em 1685. O compositor viveu durante o período barroco na música, uma época onde houve, dentre outros, o surgimento da ópera; de gêneros como sonatas e concertos; da composição puramente instrumental; do corpo orquestral e a convenção da tonalidade maior e menor.
Luterano convicto, suas cantatas ocupam importante parte do escopo de suas composições. Inspirados no título de uma das suas primeiras composições desse gênero, a “Gottes Zeit” (o tempo de Deus), o Duo apresenta o recital comentado “O tempo de Bach”, onde o público irá acompanhar, sempre ao som de suas obras, um pouco da história e do ambiente musical envolvendo Johann Sebastian, estendendo até seu filho, Carl Philipp Emanuel.
O recital conta com a participação especial da violinista Martha Pacífico.
Programa e Temas abordados
- Sonatina da Cantata “Gottes Zeit”, BWV 106: acolhida, a fé luterana em Bach
- Minueto do “Pequeno Livro de Ana Magdalena Bach”: o ambiente sonoro na época barroca, a música vinculada à dança
- Arioso do “Pastorale em fá maior”, BWV 590: o Bach organista, a prática de transcrições
- Sinfonia da Cantata “Ich steh mit einem fuss im grabe”, BWV 156: as cantatas na obra de Bach
- “Largo ma non tanto” do Concerto para dois violinos, BWV 1043 *: o gênero concerto, a música instrumental em Bach
-  Minuetos I e II da “Sonata em dó maior”, BWV 1033: dúvidas sobre a autenticidade de algumas obras, músicas que se perderam
- Largo da “Trio Sonata da Oferenda Musical”, BWV 1079*: o encontro com Frederico, o Grande; o “velho” Bach
- Alegretto da “Hamburger Sonata” de Carl Phillip Emanuel Bach: o novo estilo
- Tema do coral “Jesus, alegria dos homens”, da Cantata BWV 147*: o unificador

Sobre

Antonio Carlos de Magalhães

Pianista e cravista, estudou licenciatura em piano na Escola de Música da UFMG, e foi bolsista do I Festival Internacional de Cravo em Porto (Portugal). É pós-graduado em práticas interpretativas em música brasileira pela Escola de Música da UEMG e ainda bacharel em Ciência da Computação pela UFMG. É professor de cravo e participa como concertista em vários festivais de verão e inverno, nacionais e internacionais de variados gêneros musicais. Fez cursos de aperfeiçoamento com Pedro Personi, Felipe Silvestre (Portugal), Nicolau de Figueredo (Suíça), Regina Scholochauer, Eduardo Horta, Beatrice Sterna (Itália), Ilton Wyuniski (França), entre outros.

Veja mais