Inscreva-se no curso

Ao clicar no botão de inscrever-se, você será redirecionado para nossa página no Hotmart para concluir a compra do seu curso!

R$310,00

Em até 10x

Mulheres e Mitologia Grega:

Aula 1 - Maria Vetsera
Aula 2 - Anaíde Beiriz
Aula 3 - Nise da Silveira
Aula 4 - Clarice Lispector / Macabéa

Mulher e Mitologia (O Senhor Me Dá Licença?)

4 HORAS DE AULAS

CONTEÚDO

Maria Vetsera

Corria o século XIX, em seu final. A cidade de Viena exercia todo o brilho de capital do Império, era a cidade das luzes, das valsas, onde tudo acontecia e se exercia em esplendor. Absoluta em sua beleza Sissi, a Imperatriz, dominava a cena. Este é o cenário para o romance entre Condessa Maria de Vetsera e o Príncipe Rodolfo. As dificuldades provocadas pela morte de herdeiro e sua amante, as feridas decorrentes da política imperialista levam ao assassinato dos herdeiros em Saraievo. Constelados sob o domínio da sempre apaixonante e implacável Afrodite, um caso de amor anuncia paixão e morte.

Anaíde Beiriz

Corriam os gloriosos e turbulentos anos vinte, a sociedade brasileira se renova com os ares republicanos, a Semana de Arte Moderna, os Tenentes. A eleição para escolher o Presidente de República é contestada. O vice-presidente eleito, João Pessoa, voltou a sua cidade para aguardar os resultados. A publicação indevida das cartas de amor de João Dantas e Anaíde Beiriz levam João Dantas a matar João Pessoa, suposto mandante da publicação. Um suntuoso funeral e Getúlio Vargas é empossado. Constelados sob o domínio da sempre apaixonante e implacável de Afrodite, um caso de amor anuncia paixão e morte.

Nise da Silveira

Corria o século vinte no Brasil, mudanças lentas no panorama social e cultural reservam para as mulheres o trabalho doméstico. Tendo nascido e vivido a sua infância em Maceió Nise da Silveira estuda medicina, migra para o Rio de Janeiro, vive a profissão em exercício discreto de profundo zelo. Ignorada, foi depois, perseguida e presa. Realizou, como psiquiatra, trabalho de profundo alcance no trato de clientes em sofrimento mental. Alcançou reconhecimento internacional. Constelada sob o domínio da sempre brilhante Atena, com os recursos de Hera teve intenso brilho vivido em discreta atuação.

Clarice Lispector / Macabéa

Corriam os anos do século XX, nos estratos mais humildes da cidade do Rio de Janeiro. Uma mocinha feia escreve, datilografa mal textos comerciais em um escritório anônimo. É a Macabéa, veio de Maceió e vive cantarolando: Uma furtiva lágrima. Deseja algo que não sabe bem o que é: uma tal de felicidade. Ao perder o namorado e o trabalho, recorre a uma cartomante. Pela ousadia de sonhar a realização do desejo, constelada pela ausência da sempre apaixonante e implacável Afrodite morre atropelada pela Mercedes. Vive a história da Clarice, a história de cada ser feminino no seu tempo.

O título/ tema da série de quatro leituras faz referência a posição das mulheres ocidentais, na contemporaneidade, que devem solicitar ao patriarcado uma licença para a sua atuação e existência. A constelação, como um modelo inconsciente, oferece os caminhos para a sua ação no mundo. A leitura tem como orientação comum a linguagem da Mitologia Grega e os textos da sempre lúcida Clarice Lispector. Toma, como fio condutor, os labirintos de suas palavras escritas em A Hora da Estrela.

Conheça

Prof.ª Maria Gouveia

"Maria de Lourdes Caldas Gouveia é pedagoga e filósofa, com doutorado em Estudos Avançados em Filosofia pela Universidade Complutense de Madri.

É graduada em Pedagogia pela PUC Minas, bacharel em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora aposentada do Instituto de Filosofia e Teologia da PUC Minas.

Também é uma das coordenadoras do projeto “Filosofia e Cinema”, com leituras de textos e sessões de filmes comentadas. Em nosso site a professora oferece diversos cursos: Cinema Comentado, Mulheres e Filosofia e Mulheres, Corpo e Espírito."

Prof.ª Maria Gouveia

Sobre o IDEA

6 anos de arte e cultura

Cursos online sobre Artes, Filosofia, História, Mitologia, Literatura
e tantos outros. Loja online e editora.

Como funciona a estrutura do curso

Você recebe o acesso

Após a compra, você receberá em seu e-mail o link para acessar seu curso. Nossas aulas estão na plataforma da Hotmart e são divididas em capítulos. O curso ficará disponível para ver e rever, durante 3 anos, a partir da sua compra.

01

Você pode comunicar com o professor

Durante suas aulas, na plataforma do Hotmart, você terá acesso ao contato do professor para dialogar e retirar dúvidas .

02

Receba seu certificado

Após a finalização de todas as aulas, além de poder rever, tirar dúvidas e estudar o material complementar proposto pelo professor, você receberá seu certificado de conclusão do curso.

03

Mulher e Mitologia (O Senhor Me Dá Licença?)

Novo curso por Maria Gouveia, "O Senhor me dá licença?"
A Mulher e a Mitologia Grega: Maria de Vetsera, Anaíde Beiriz, Nise da Silveira, Clarice Lispector / Macabéa
Mulheres que em suas histórias particulares estiveram envolvidas em dramas, tragédias e situações de conflito com a presença modelar das deusas.
Uma leitura das possibilidades de interpretação e compreensão de seus conflitos.

Curso com

Prof.ª Maria Gouveia

Oferta especial de 50% de desconto. Somente em Março! Basta clicar em comece agora e incluir o cupom D50 na próxima tela!

Oferta especial