Marco Elizio

Marco Elizio de Paiva é historiador pela PUC-Minas e mestre em história da arte moderna pela University of Texas at Austin. Foi professor adjunto do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG por 32 anos, onde foi também diretor. É coordenador do Curso de Especialização em História da Arte da PUC-Minas e estudioso da arte colonial brasileira, arte pré-colombiana das Américas, arte barroca, arte russa e arte islâmica. Tem trabalhado atualmente como Travel Consultant em roteiros culturais, especialmente os que envolvem a arte pré-colombiana, a arte barroca na Itália, Portugal e Brasil, a arte islâmica, assim como a história e a arte da Rússia.
Professor
Próximos eventos
- ter., 07 de dez.Bosch com Marco Elizio07 de dez. de 2021, 19:00 – 14 de dez. de 2021, 22:00Bosch com Marco Elizio
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A Beleza Moderna
Ao Vivo com Luiz Flavio
4 encontros
Ao Vivo Online
Valor
O curso será gravado, caso você não possa ver ao vivo receberá o link da gravação da aula.
Quartas 19h:30 às 21h
05 a 26 de maio
R$280,00
Klimt, Matisse, Modigliani e Picasso
Quartas
19h30 às 21h
05 a 26 de maio

Sobre o curso
Online ou Presencial
Caso você não possa ver ao vivo, receberá o link da gravação.
O Jardim das Delícias Terrestres de Bosch
Terças, 19h30 às 21:00h
Dias 7 e 14 de Dezembro
Online ou Presencial
Duas palestras sobre a polêmica tela de Bosch, pintada em 1500
A famosa pintura O JARDIM DAS DELÍCIAS de Hieronymus Bosch, pintada por volta de 1500, é um documento precioso de como o humanismo renascentista era praticado ao norte da Europa, em uma sociedade ainda mergulhada no espiritualismo gótico com seus símbolos imóveis e sagrados aceitos pela multidão como verdade revelada e imutável.
Bosch foi o artista que libertou a natureza aprisionada do espírito crítico do homem do norte usando o folclore funambulesco e esquisito das vinhetas das iluminuras medievais em montagens naturalistas fantásticas, voltadas para a apreciação do espírito do homem moderno. Seu JARDIM DAS DELÍCIAS é um paraíso luminoso, fantástico, porém moral e científico; a humanidade se deliciando perigosamente nele, descuidada pela licenciosidade do pecado de Adão e Eva, tendo o Inferno gemente de monstros e pesadelos grotescos como castigo. Um drama humano brincalhão e divertido não para ser lamentado, mas para servir à apreciação da inteligência que entrava em uma era de harmonia superior, a do humanismo.
Entender a razão e o significado dessa obra prima não é apenas conhecimento necessário, é uma obrigação.
